"Nunca duvide que poucos cidadãos, comprometidos com seus semelhantes,
possam mudar o mundo. Foi assim que já se conseguiu alguma coisa ".
(Margaret Mead - Antropóloga).
Olá colegas de luta,
Trazendo novo balanço de nossa campanha, já somos 4000 amigos pelo livro acessível no Brasil!! 4000 cidadãos de todo Brasil que estão gritando a uma só voz... chega de exclusão cultural!
Agradecemos as associações e instituições que tanto estão nos ajudando nessa campanha pelos direitos de milhares de pessoas marginalizadas e excluídas da leitura em nosso País. Por exemplo, a recém chegada AMAC - Assoc. Macaense de Apoio aos Cegos. Muito obrigado a todos!
Porém, continuamos aguardando as manifestações oficiais das "três grandes", Fundação Dorina, Laramara e Instituto Benjamin Constant, a respeito do seu real posicionamento sobre essa questão. Afinal, o que é leitura acessível, ampla, geral e irrestrita para essas instituições?! Deixa-nos perplexos realmente um silêncio tão grande, diante de um assunto tão sério, mesmo sabendo que muitas das pessoas que freqüentam e até que trabalham nessas instituições fazem parte desse manifesto e desse abaixo assinado.
Além de sabermos que elas também fazem parte do GT do livro acessível reunido, a portas fechadas, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, que, entre outros, é destinatário desse nosso manifesto. Mas aguardemos mais um pouco.
Todavia, falando de apoios reais e valiosos para nosso movimento, queremos destacar o grande número de bibliotecários que estão se somando a nossa indignação. Justamente eles que acompanham diariamente e objetivamente a total e vergonhosa exclusão, das pessoas que não podem acessar o livro convencional, do ambiente das bibliotecas públicas e privadas por esse País a fora.
Obrigado a todos vocês bibliotecários brasileiros que estão nos apoiando e contamos com a divulgação de nosso abaixo assinado entre todos vocês.
Outra informação bastante gratificante para nós é a reação do pessoal de Brasília/DF. Os brasilienses aderiram em peso nessa última semana. Por isso, obrigado a todos os Brasilienses solidários com nossa campanha!!
Fiquem todos com nossa carta aberta e o abaixo assinado com os 4000 assinantes.
Cordialmente,
Naziberto Lopes
Coordenador do movimento pelo livro e Leitura Acessíveis no Brasil.
Copyright © 2008 Livro Acessível.
Todos os direitos reservados.